quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Voluntariando na enfermagem

Segundo a definição da ONU,  "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos."
Ainda neste campo de definições, "considera-se serviço voluntário, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade." conforme o Art. 1º da lei 9.608/98, publicada no Diário Oficial da União em 19/02/1998.

Vejo que o serviço voluntário na área da enfermagem pode ser aproveitado sob diversas perspectivas, como colocar em prática o que se aprendeu nos cursos e graduação, esclarecer dúvidas, aumentar o círculo de relacionamento profissional,diminuir a timidez e insegurança, além de abrir portas no futuro, pois é muito bom ter na experiência profissional de seu currículo a prestação de estágio voluntário em alguma instituição.



Contudo, inicialmente, é necessário que o interessado pesquise e decidida sobre alguns aspectos:

1- Qual objetivo particular você tem com o voluntariado?
2- Em que área esse objetivo teria mais êxito?
3- Em que instituição candidatar-se?
4 -Em que setor da instituição preferencialmente você gostaria de prestar o serviço voluntário?



Visto essas características o próximo passo é  informar-se qual a pessoa responsável pela concessão do serviço voluntário para fazer um ofício à ela. Eu fiz um modelinho de ofício, dê uma olhada no link abaixo:


E você, já fez algum serviço voluntário? Tem vontade de fazer?  Divida conosco sua experiência. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário